Como nutricionista, preciso falar sobre as principais diferenças entre a alimentação feita nos Estados Unidos e no Brasil, e sobre a minha experiência em morar em outro país. Tradicionalmente, no Brasil, as refeições são feitas em casa, com todo carinho e cuidado, tendo como base o famoso prato de arroz, feijão, carne e salada. E posso afirmar, com toda certeza, que o brasileiro tem uma alimentação nutritiva e balanceada, entre as melhores do mundo.
A realidade americana é completamente diferente, e devido ao tipo de alimentação, normalmente rica em sódio (sal) e açúcar, a população apresenta o maior índice de obesidade mórbida per capita do mundo.
As famílias americanas não têm o hábito de cozinhar em casa, a menos que você contrate uma cozinheira para fazer isso, entretanto essa prática é realizada apenas pelas famílias mais ricas, pois a mão de obra é cara e poucos podem arcar com este custo.
Devido a rotina atribulada, as pessoas que moram aqui não possuem tempo para cozinhar ou se preocupar com uma alimentação saudável. E por isso querem uma alimentação rápida e fácil, que normalmente não é saudável, como comidas congeladas, pratos prontos, fast-food e comidas industrializadas. A médio e longo prazo esse tipo de alimentação traz danos para qualquer indivíduo.
Normalmente, o brasileiro que opta por morar nos Estados Unidos, se vê obrigado a se enquadrar na rotina acelerada dos americanos. A partir disto pode desenvolver compulsão alimentar, ansiedade e traumas com a mudança de rotina.
Noventa por cento dos meus pacientes, brasileiros que moram no exterior, narram que ganharam sobrepeso imediatamente após chegar ao novo país. Em média engordam 10 kg nos três primeiros meses devido às mudanças dos hábitos alimentares. Portanto, se você está planejando mudar de país, se prepare com antecedência, e saiba que da mesma forma que há produtos ruins no mercado, também há produtos que podem ajudar na sua dieta.
O apoio profissional de um nutricionista pode ajudá-lo a alcançar suas metas e evitar o surgimento de problemas de saúde. Não tenha medo de enfrentar novos desafios, grandes mudanças trazem grandes experiências.