Cuidar da alimentação reduz o risco do Câncer de Próstata

O Câncer de Próstata é uma doença de grande prevalência na população, e estima-se que 1 a cada 6 homens poderá ser acometido por ela em algum momento da vida. Esse tipo de câncer é mais predominante no mundo ocidental, com uma maior incidência e gravidade potencial em homens negros e obesos, e tendo uma menor incidência em orientais.
Isso se deve, em parte, a fatores genéticos, mas também a hábitos de vida e alimentação, já que ocorre um aumento da doença quando populações orientais migram para o ocidente, adquirindo os costumes locais.

No Brasil, 29% dos diagnósticos da doença em relação à população masculina, segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer). Foto: Redação


Como outros tipos de câncer, optar por um estilo de vida com alimentação saudável pode ajudar a exercer um papel importante na redução do risco.
Evidências apontam que diminuir o consumo de gordura animal, com exceção do óleo de peixe, bem como controlar o peso, são atitudes que atuam na redução do risco da doença por vias que incluem a diminuição de radicais livres, de hormônios e de substâncias cancerígenas.
Há linhas de pesquisa, inclusive, que utilizam as chamadas Estatinas, que são medicações usadas no controle do colesterol e com potencial papel preventivo no Câncer de Próstata.