Entenda o caso da sopa de tomate do Van Gogh

Ativistas do grupo Just Stop Oil, jogam molho de tomate em obra de Van Gogh. — Foto: Reprodução/Instagram

Antes de tomarmos a sopa de tomate, que tal experimentar um pouco de tinta amarela para entrarmos no contexto de toda situação?

Bastante tempo atrás, existiu Vincent Van Gogh (1853 – 1890) ou apenas Van Gogh para os íntimos. Que ficou conhecido por suas belas pinturas e por ser um dos grandes nomes do pós-expressionismo. Há quem diga que ele era amante da cor amarela e que até chegou a ingerir a mesma.

O famoso pintor holandês nos deixou no dia 29 de julho de 1890, com apenas 37 anos, dizem que foi suicídio, mas para outros não foi, mas isso é assunto para outro dia.

Muito tempo depois,132 anos para ser mais exato, o nome de Van Gogh voltou a ser notícia.

Pois, no dia 14 de outubro de 2022, ativistas do grupo Just Stop Oil, jogaram sopa de tomate no quadro “Os Girassóis”, do pintor holandês.

 A obra estava sendo exposta na National Gallery, em Londres (Inglaterra).

Duas jovens entraram na galeria e atiram ao mesmo tempo sopa de tomate no quadro. Em nota, o museu informou que uma estrutura de vidro protegeu a pintura, fazendo apenas poucos estragos. A obra permaneceu intacta, o quadro de 1888 tem o valor estimado de £ 72 milhões (de Euros), cerca de 430 milhões de reais.

O Motivo

O grupo Just Stop Oil (“Parem com o Petróleo”, de forma traduzida para o português) é um grupo de ativista que lutam pelas causas ambientais e tem como principal objetivo coagir o governo para acabar com a comercialização e venda de petróleo e combustíveis fósseis, especialmente pela exploração do Mar do Norte.

O Reino Unido, divulgou que irá disponibilizar 100 licenças a empresas que tenham o interesse em explorar o Mar do Norte para a extração de petróleo e gás na área.

Em uma publicação no Instagram, o grupo ressaltou problemas sociais da atualidade como, “nossa herança está sendo destruída pelo fracasso de nosso governo em agir sobre a crise climática e do custo de vida”.

Na sequência, explicaram sobre as 100 licenças da exploração de petróleo e gás do Mar do Norte, “destruirão toda a nossa cultura, juntamente com a civilização humana como a conhecemos”.

“Por que estamos protegendo essas pinturas quando não estamos protegendo as milhões de vidas que serão perdidas devido ao clima e ao colapso social?”

Consequências

Segundo a agencia Reuters, a polícia londrina comunicou que as duas ativistas foram detidas por crime de dano e que os oficiais agiram rapidamente após o ato.