Mas, afinal… O que é a Medicina do Trabalho?

Neste primeiro texto para o site lucasdimario.com julgo ser extremamente necessário contextualizar você, leitor, para que saiba o que, de fato, é a Medicina do Trabalho e qual é a minha intenção ao contribuir com esta coluna.

A Medicina do Trabalho, basicamente, é a especialidade médica que visa a prevenção dos acidentes e doenças ocupacionais, além da garantia de saúde e qualidade de vida aos colaboradores de uma empresa.

Outro papel importante da Medicina do Trabalho é conscientizar os trabalhadores sobre os seus direitos, que, diga-se de passagem, são bem mais do que eles imaginam.

Antes de mais nada, devemos entender que a prevenção de acidentes promove saúde e protege a vida! FOTO: REDAÇÃO

Portanto, essa área também atua como uma proteção do funcionário contra doenças e/ou lesões físicas e psicológicas que podem ocorrer no ambiente de trabalho.

Pode parecer suspeito que eu, profissional da área, te diga isso, mas, a Medicina Ocupacional é de extrema importância para as pessoas. Principalmente em um país que registrou mais de 2 mil óbitos e 571,8 mil acidentes associados ao trabalho, no ano de 2021, de acordo com dados do Observatório de Saúde e Segurança do Trabalho (SmartLab), da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e do Ministério Público do Trabalho (MPT).

Nesta coluna, você pode esperar dicas, conteúdos informativos sobre o exercício ético e técnico da Medicina do Trabalho, quais são as necessidades de saúde dos trabalhadores e as exigências de mercado dos empresários.