O sumiço de Chaves

Parece até o nome de um episódio, mas na realidade é a disputa entre a Televisa e a família de Bolaños que deram um sumiço no garoto que mora no barril.

Roberto Gómez Bolaños, como Chaves – FOTO:SITE EL PAIS / RICARDO DELLA COLETTA

El Chavo del Ocho, ou “Chaves” como é conhecido aqui no Brasil ou “O Xavier” como é chamado em Portugal deixaram de ser exibidos em mais de 20 países que eram transmitidos desde os anos 70, notícia veio através de Roberto Gomez Fernandez, filho de Bolaños.

“Minha família e eu esperamos que Chespirito esteja em breve nas telas do mundo”, escreveu o filho do comediante em uma postagem no Twitter.

Chaves é um seriado de comédia criado e estrelado por Roberto Gomez Bolaños (1929-2014) ou “Chespirito” o pequeno Sheaskepeare como também é conhecido mundialmente. O seriado era simples, o roteiro basicamente mostrava o dia a dia de uma criança (Chaves) que morava em um barril que ficava em uma vila, e convivia com os demais personagens.

Foi em 2020 que o show foi cancelado, por conta de contratos pendentes e disputa entre a Televisa (emissora de televisão mexicana que tinha os direitos do programa) e a família de Bolaños, que é dona dos direitos de exploração dos personagens.

O seriado teve seu primeiro episódio lançado em 20 de junho de 1971 no México, mas foi depois de uma década que a emissora SBT (Sistema Brasileiro de Televisão) exibiu Chaves pela primeira vez no Brasil, e se tornou um sucesso que durou quase 35 anos.

Edgar Vivar, interprete do Senhor Barriga e Nhonho, revelou uma decisão que Bolaños tinha tomado junto com a Televisa antes de sua morte.

“Roberto Gómez Bolaños tinha apalavrado um contrato de usufruto dos personagens e de sua criação literária até 30 de julho de 2020, quase seis anos depois de sua morte. E não renovaram os direitos, a Televisa não quis pagar”, disse Vivar.

Bolaños teria negociado com a Televisa uma data limite, para que a emissora lucrasse com suas reprises dos programas, e depois da data marcada, se quisesse continuar com a exibição teria que negociar com ele ou seus representantes, no caso seus filhos.

No Brasil

O SBT foi notificado pela Televisa que teriam que parar de exibir Chaves, e naquela época o programa tinha acabado de voltar a ser exibido em sua grade no período da tarde. A emissora viu seus índices de audiência aumentarem após a volta do seriado. Chaves estava sendo transmitido além da parte da tarde semanalmente, nas madrugadas de sábado e nas manhas de domingo.
Em nota oficial o SBT comunicou :

“A informação chegou à emissora nesta última quarta-feira, por notificação da Televisa, emissora mexicana detentora dos direitos da obra produzida, na qual informa que a suspensão é devido a um problema pendente a ser resolvido com o titular dos direitos das histórias.
A exibição dos seriados Chaves, Chapolin e Chespirito estaria garantida até 31/7/2020, com possibilidade de renovação entre as partes, o que verbalmente havida sido confirmado. No entanto, a negativa em relação ao acordo com o grupo detentor de direitos intelectuais sobre as histórias chegou há apenas poucos dias do fim do contrato.

O SBT lamenta a decisão, principalmente em respeito ao seu público, que acompanha fielmente os seriados há tantos anos. A emissora continua na torcida para um acordo entre as duas empresas mexicanas o mais rápido possível e, se isto acontecer, teremos o prazer de informar aos fãs de Chaves, Chapolin e Chespirito imediatamente”.

Por conta dessa disputa de contrato, Chaves e Chapolin também deixaram de ser exibidos no Multishow e Amazon Prime Video.

Ainda a esperanças

Em 2019, Roberto Gomez Fernandez que administra o grupo Chespirito, anunciou na Mipcom (maior feira de negócios do setor audiovisual) a criação do “Universo Chespirito”, que seria uma produção de uma serie biográfica sobre Bolaños, sem a presença da Televisa.

E durante uma live com o fórum Chaves, que tem a maior parte dos fãs do Brasil, ele revelou estar trabalhando na recuperação dos episódios “perdidos” de Chaves e Chapolin, que desapareceram da Televisa sem motivo.

Roberto estima que mais de 100 episódios de Chaves e Chapolin tenham sumido.

Ainda tem as fitas originais que estão em poder da Televisa, Roberto tem a ideia de restaura-las. Mas este seria a carta na manga da Televisa no momento e não iriam ceder as fitas assim facilmente, e parece que o acordo também não vai acontecer tão depressa.

Por outro lado, na Amazon Prime vídeo está disponível os episódios de Chaves da versão animada, com 135 episódios.

Elenco da animação de Chaves, criada pela Televisa – FOTO: DIVULGAÇÃO