Campanha Janeiro Branco: Precisamos falar sobre saúde mental

No mês dedicado à conscientização dos transtornos mentais, é necessário ressaltar a importância de cuidar da mente.

Foto: Redação

O ano começou e, com ele, o início da Campanha “Janeiro Branco” que, desde 2014, alerta sobre os perigos dos transtornos mentais, além de ressaltar as mais diversas maneiras de prevenir os riscos do esgotamento emocional.

Dados da Organização Mundial da Saúde mostram que o Brasil é o país com mais casos de ansiedade no mundo e apontam que, pelo menos, 11 milhões de brasileiros convivem com a depressão.
Inclusive, você sabia que os transtornos mentais estão entre as principais causas de afastamento no trabalho?

Justamente por esse motivo, eu, como Médico do Trabalho, não poderia deixar de abordar esse assunto.
É comum, atualmente, falarmos que estamos vivendo uma segunda pandemia, desta vez na saúde mental. O impacto das perdas familiares, a instabilidade no trabalho e a falta de socialização aumentaram o nível de estresse entre os brasileiros de uma maneira alarmante após a crise sanitária.

Precisamos ter em mente que o trabalho cura, mas também pode adoecer, e que um funcionário doente é sinônimo de menor produtividade. Portanto, empregadores e colaboradores devem alinhar propósitos para que nenhuma das partes seja impactada negativamente.

A cor branca representa uma página em branco, na qual reescrevemos novas histórias. Que neste ano, possamos falar sobre a saúde mental sem tabus e preconceitos!