Antes de falarmos da Santa Casa de Misericórdia de São Roque, vamos conhecer um pouco da primeira Santa Casa de Misericórdia.
Em 1543 que a Santa Casa de Misericórdia de Santos foi inaugurada, por Braz Cubas, que era um fidalgo português, que veio na expedição colonizadora de Martim Afonso de Souza, em 1532.
Então a Santa Casa de Misericórdia está a mais de 400 anos cuidando do nosso povo brasileiro
Aqui em São Roque em 1872, o Comendador Manoel Inocêncio da Costa, então Presidente da Câmara Municipal de São Roque, apresentou um projeto propondo a fundação de uma entidade para socorrer enfermos e necessitados.
Em 1873, foi constituída a primeira Diretoria da Santa Casa, na qual o Comendador figurava como Provedor.
Na década de 30 as coisas começaram a fluir, quando o Comendador adquiriu o primeiro prédio que viria a ser a Santa Casa de Misericórdia de São Roque.
Foi na rua 13 de Maio, onde atualmente é a Marechal Deodoro, que praticamente tudo começou
No primeiro momento, não foi o hospital que foi instalado. Quando o prédio foi alugado, em primeiro momento funcionava como fórum e a cadeia de São Roque.
Em 1909 que a Santa Casa de São Roque aumentou o patrimônio, com a compra de cinco casas na Rua Alferes Tiradentes que na época pertencia a Quirino Aguiar e dois prédios na 13 de maio.
Mas, foi no ano de 1907 que começaram as especulações sobre uma possível mudança de lugar. Uma das possibilidades de compra era de uma Chácara de Tibúrcio Vilaça, que ficava próxima da antiga estação. Mas, nos 45 do segundo tempo, a diretoria da Santa Casa optou por uma propriedade que fica na Rua São Joaquim, onde fica atualmente.