Como o próprio nome da já diz – é o amor pelas coisas vivas, assim na arquitetura o seu objetivo é aproximar o homem de seu ambiente natural, trazendo um estilo de vida mais saudável e ambientes mais produtivos.
O termo biofilia na arquitetura soa como algo bastante inovador e recente, mas a verdade é que a afinidade inata dos seres humanos pelo mundo natural e a grandiosidade desta conexão vem sendo estudada por psicólogos e biólogos desde os anos 60; e ganhou uma força ainda maior com a pandemia onde tivemos a necessidade de trazer tudo aquilo que vivíamos “lá fora” para dentro de nossos lares para reduzir o estresse e aumentar nossa criatividade.
A principal estratégia da biofilia é trazer a natureza para dentro de seu projeto, seja ela através do uso de água, vegetação, luz, objetos que possuam silhuetas botânicas, ou até mesmo revestimentos que remetem a madeira, pedra e elementos naturais.
Agora que você já entende um pouco mais sobre o assunto, me conta como está sua relação com os ambientes que você se conecta?