O que é constipação? Como soltar o intestino preso

Constipação, prisão de ventre ou intestino preso, consiste na evacuação com menor frequência. As fezes geralmente ficam duras, por vezes saem em “bolinhas” e há muita dificuldade para evacuar, podendo inclusive causar ferimento na região anal em alguns casos.

Mas preciso evacuar todos os dias ?

Não necessariamente! Se você não evacua todos os dias, mas isso ocorre em dias alternados, de maneira satisfatória por exemplo, não significa que você sofra de constipação!

Essa disfunção intestinal ocorre mais frequentemente em mulheres?

Sim, de modo geral, mulheres se queixam mais de constipação do que homens. Isso se dá por fatores hormonais, emocionais, dietas muito restritivas e vergonha de usar banheiro fora de casa.

Muitas mulheres tem mais dificuldade de usar qualquer banheiro para fazer suas necessidades, então acabam reprimindo essa necessidade de evacuação. Seja por não estar acostumada com o lugar, por vergonha ou por não achar que aquele seja o lugar mais adequado para isso.

O que causa a constipação?

A maior causa da constipação é a falta de fibras na dieta. As fibras são compostos presentes majoritariamente em grãos, legumes, verduras e frutas. As fibras auxiliam na microbiota intestinal, no trânsito intestinal e contribuem com a consistência e volume das fezes.Logo, uma dieta pobre em fibras é inimiga do bom funcionamento intestinal.

Em pessoas idosas a constituição também pode ocorrer com maior frequência, pois com a idade, há uma diminuição dos movimentos intestinais que acabam dificultando o reflexo de evacuação. Outro fator é o uso de medicamentos (principalmente

antidepressivos) que pode causar uma função intestinal

diminuída, causando a prisão de ventre.

É importante ressaltar que precisamos obedecer os nossos reflexos de evacuação, respeitando o desejo natural de ir ao banheiro. Isso geralmente ocorre após refeições mais completas. O problema é que com a vida moderna pode ocorrer dessa necessidade de evacuação surgir em algum lugar inapropriado, então acabamos reprimindo-a, e ao fazermos isso com frequência acabamos por “bloquear” esses reflexos naturais do organismo.

O que fazer para melhorar o funcionamento intestinal?

O principal a ser feito é aumentar a ingestão de fibras (alimentos como mamão, ameixa, laranja, aveia e iogurtematural são ótimos para o intestino). O ideal é comer pelo menos 3 frutas diferentes por dia (lembrando que a ingestão adequada de água também é imprescindível para o funcionamento adequado do intestino).

Tentar definir horários iguais que se adequem a sua rotina também pode ser uma estratégia válida!

Também é importante evitar alimentos ultraprocessados, fast foods e embutidos.