“Por que a filha do Pedro Scooby passou por uma cirurgia?”

Hoje vou falar sobre a cirurgia que a filha do Pedro Scooby, Aurora, foi submetida logo ao nascer. Ou melhor, sobre as cirurgias…

Foto: Divulgação / Instagram

Antes disso, vou explicar sobre o que aconteceu desde o pré-natal.

Durante o pré-natal, é normal e recomendável que as gestantes realizem o exame de ultrassonografia para a a avaliação do feto.

Cíntia Dicker, esposa de Pedro Scooby, ainda em Portugal diagnosticou uma falha na formação do abdômen do seu bebê, conhecida como Gastrosquise.

A Gastrosquise é um defeito total na espessura da parede abdominal, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria. E, esse defeito, pode fazer com que as alças intestinais e, até órgãos sólidos, como o fígado fiquem expostos para fora do abdômen.

Ela ocorre entre 1-5 a cada 10.000 nascidos-vivos, sem predileção por sexo. Geralmente, ao acaso. Embora a sua prevalência aumente em mães mais jovens, tabagistas, que fizeram uso de álcool ou drogas durante a gestação, com IMC (índice de massa corporal) mais baixo e que apresentaram infecções urinárias de repetição.

Em alguns países da Europa, como Portugal, quando um diagnóstico de Gastrosquise é feito, sugere-se a interrupção da gestação.

E esse foi o motivo de Scooby e sua família retornarem ao Brasil.

A Aurora nasceu no final de Dezembro de 2022, na cidade do Rio de Janeiro e foi submetida, pelo que foi relatado pela imprensa, à três cirurgias.

A Gastrosquise não é relacionada a outros tipos de mal formações e/ou síndromes genéticas.

No entanto, muitas vezes, a depender de sua extensão, mais de uma cirurgia é necessária para se conseguir colocar todos os órgãos abdominais novamente no seu lugar.

Faz-se o uso de um silo nesses casos, uma espécie de dispositivo plástico, que é preso ao redor da falha e aos pouquinhos as alças intestinais são reinseridas.

Com o avanço da medicina, atualmente mais de 90% das cirurgias de correção de Gastrosquise evoluem com sucesso.

A Aurora já está em casa, firme e forte curtindo a sua família. Amém!!!

Por hoje é só!

Nos vemos em breve em mais uma publilcação.

Até lá!

Dr. Vinícius Gonçalves
Pediatra e Neonatologista