Hipertensão Arterial Sistêmica (Pressão Alta)

Foto: Redação

O que é?

A Pressão Alta ou Hipertensão Arterial Sistêmica é definida como a medida da pressão de forma correta, em duas ou mais vezes maior ou igual a 140×90 mmHg (ou popularmente 14 por 9), ou pode receber o diagnóstico na primeira consulta se estiver maior ou igual a 180x110mmHg (18 por 10). No Brasil, acomete cerca de 30 a 35% da população.

Qual a consequência?

A Pressão elevada por muito tempo pode desencadear lesões em alguns órgãos e aumentar o risco de doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, como o AVC (AVE – acidente vascular encefálico) ou o Infarto agudo do miocárdio, por isso a importância de trata-la corretamente.

O que pode aumentar a pressão?

A pressão alta não possui uma causa definida, porém basicamente pode ser desencadeada por alguns fatores como: idade maior que 60 anos, sobrepeso ou obesidade, sedentarismo, tabagismo, uso de álcool, diabetes, histórico familiar/ genético, dieta rica em sódio (sal), falta de vitamina D, transtornos psiquiátricos ou emocionais. Além disso, a pressão pode aumentar isoladamente devido a dores intensas (dor de cabeça, cólicas), tonturas e mal-estar, ansiedade, uso de alguns tipos de medicamentos (anti-inflamatórios, alguns anticoncepcionais, alguns tipos de antidepressivos, corticoides, estimulantes), entre outras causas. Raramente, pode ser desencadeada por algumas doenças ou síndromes pré-existentes.

Como deve ser avaliada a Hipertensão?

A pressão deve ser medida em consultas anuais de rotina por um médico ou enfermeiro, ou semestralmente em pacientes com fatores de risco. Muitas vezes, nas consultas, a pressão pode estar alterada devido a “Síndrome do Jaleco Branco”, na qual o paciente tem a pressão aumentada somente na presença de um profissional de saúde. O acompanhamento deve ser realizado por medidas consecutivas em casa para controle (Monitorização Residencial da Pressão Arterial) ou mesmo pelo MAPA (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial), solicitado pelo médico para confirmar o diagnóstico.

Quais os sintomas da Hipertensão Arterial?

Geralmente, a pressão alta não possui quaisquer sintomas, em alguns casos, se muito altas, quando consideradas Emergências Hipertensivas (acima de 180x120mmHg ou 18 por 12), podem apresentar sintomas que sugerem algo mais grave. Contudo, a maioria das vezes a pressão está alterada por causa de uma dor, como exemplo, a dor de cabeça, e não o contrário, como se costuma pensar.

Como tratar?

A Hipertensão deve ser tratada por um profissional médico, e cada pessoa deve ter o seu tratamento individualizado, pois algumas medicações anti-hipertensivas podem não ser adequadas ao paciente, ou podem necessitar de associações de várias medicações para o controle correto.

Qual o profissional que devemos procurar?

As Unidades Básicas de Saúde, Médico da Família, Médico Generalista ou Cardiologista.

Consulte seu médico ou um profissional de saúde para mais informações

Mantenha sempre um acompanhamento periódico da sua saúde