O que se entende por independência financeira? Realizar nossos sonhos, como a compra de um carro, a compra de uma casa e ter a liberdade de não depender mais exclusivamente da sua fonte de renda, e sim fazer com que seus investimentos paguem e superem o seu custo de vida.
O conceito de independência financeira, quanto mais cedo começarmos, mais cedo veremos os resultados. Olhando, atualmente, as dificuldades de se aposentar, esse assunto ganha ainda mais importância. Mas é um novo hábito que se cria na vida. Não é facil começar, mas é prazeroso o crescimento que se cria.
O primeiro passo quando falamos de liberdade financeira é traçar as metas e estratégias de investimento que você vai utilizar, sempre reconhecendo seu perfil de investidor. A dúvida e o não entendimento da maioria dos investidores costuma ser normal, principalmente pelo número de opções que existem. E nessas horas a presença e auxilio de um bom assessor faz toda a diferença.
Entendendo qual seu momento e qual seu perfil de investidor, você estará pronto para a próxima etapa.
E sempre lembrando que seu foco então será começar a colocar em prática algumas atitudes que no curto prazo podem até parecer chatas, mas com certeza no longo prazo te trarão resultados expressivos.
Essas são algumas das atitudes que você pode tomar para mudar sua realidade financeira:
- O hábito de poupar;
- Investir e reinvestir;
- Traçar metas e planejamentos;
- Ler livros e buscar conhecimento para se atualizar sobre o mercado.
Levando em conta que apenas 4% dos brasileiros investem atualmente, o começo costuma ter suas dificuldades, mas com o passar do tempo, o resultado vem.
Tem dúvidas ou quer entender mais sobre nosso trabalho, estou à disposição para melhor atendê-lo.
Espero seu contato,
Gustavo de Góes Godinho.