Maionese da marca Fugini é recolhida por não cumprir boas práticas de fabricação

A Anvisa identificou que alimentos da marca Fugini, fabricados exclusivamente em sua unidade de Monte Alto, interior de São Paulo, apresentaram “falhas graves de boas práticas de fabricação”. 

Foto: Cacá Trovó/EPTV

Para garantir a segurança dos consumidores, a agência tomou diversas medidas preventivas, mas estas não afetam a maioria dos produtos disponíveis no mercado, apenas alguns lotes de maionese foram afetados.

Os molhos de tomate, conservas vegetais (ervilha, milho e seleta) e mostardas da Fugini podem ser vendidos nos supermercados sem problemas e sem riscos para a saúde do consumidor, de acordo com a Anvisa.

 Não foram detectados problemas anteriores relacionados à “higiene, controle de qualidade e segurança das matérias-primas, controle de pragas e rastreabilidade”. As falhas graves de boas práticas de fabricação foram identificadas apenas durante a última visita de inspeção, realizada na segunda-feira, dia 27 de março.

A Anvisa aconselha os estabelecimentos comerciais, como restaurantes e supermercados, bem como os consumidores que possuam lotes da maionese afetada, a entrarem em contato com a Fugini. A empresa é responsável pelo recolhimento do produto que foi produzido de forma irregular e não cumpriu os princípios de boas práticas.