Foi realizado um estudo de grande porte na Suécia com quase 200 mil esquiadores de cross-country, que demonstrou que ser fisicamente ativo pode reduzir pela metade o risco de desenvolver ansiedade clínica ao longo do tempo
Apesar do estudo ter se concentrado no esqui, especialistas afirmam que praticamente qualquer atividade aeróbica pode ajudar a prevenir preocupações e medos excessivos.Essa pesquisa é apenas uma das muitas evidências que mostram como o exercício pode melhorar o humor.
Quando você começa a se exercitar, seja caminhando, correndo, pedalando ou nadando, por exemplo, seu corpo tende a se acalmar, e você pode se tornar mais resiliente, feliz e menos propenso a sentir tristeza, nervosismo ou raiva sem motivo aparente.
Incluir atividades aeróbicas na rotina pode ser uma excelente opção para reduzir o risco de desenvolver ansiedade clínica e melhorar o humor. Começar com um tempo que seja possível na sua rotina e aumentar gradualmente a intensidade pode ser a chave para alcançar esses objetivos. Vale lembrar que a prática regular de exercícios pode trazer grandes benefícios para a saúde mental e física.