Nesta terça – feira (25) a Mattel, famosa pelos seus bonecos, lançou a primeira Barbie com síndrome de Down
A boneca possui um torso mais largo, um rosto redondo, olhos amendoados e orelhas menores, o corpo é mais curto do que as outras bonecas e apresenta características de mulheres com a condição genética.
Segundo a fabricante, a criação deste modelo veio de uma colaboração com a NDSS (Sociedade Nacional de Síndrome de Down), dos Estados Unidos.
“Isso significa muito para nossa comunidade, que pela primeira vez pode brincar com uma Barbie que se parece com eles”, disse a presidente da NDSS, Kandi Pickard. “Nunca devemos subestimar o poder da representação. É um grande passo para a inclusão”. Complementa Kandi.
Ao longo do tempo, a Mattel sempre recebeu críticas por não retratar mulheres reais em suas bonecas desde 1959 – ano de lançamento da primeira Barbie.
Em nota, a fabricante disse que criou bonecas que representassem os diversos tipos de deficiência, por exemplo, já existem Barbies com aparelho auditivo, prótese e cadeira de rodas.
Além de lançar outras linhas de Barbie, como Curvy Barbie, Tall Barbie e Petite Barbie, representando os diversos biótipos , e diferentes tons de pele que temos ao redor do mundo.