Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas) a Índia ultrapassou a China em tamanho de população, tornando-se o país mais populoso do mundo. A contagem da ONU começou em 1950 e desde então, a China ocupava o primeiro lugar em número de habitantes.
De acordo com os demógrafos da ONU, a liderança indiana se deve, em grande parte, à diminuição da população chinesa. Em 2022, a China atingiu o seu pico populacional de 1,426 bilhão de pessoas, mas desde então começou a encolher, já que a taxa de mortalidade superou a de natalidade. Por outro lado, a Índia tem uma estimativa alta de 1,428 bilhão de habitantes, ultrapassando a China por uma margem de 3 milhões de pessoas.
Essa mudança na liderança populacional pode ter implicações significativas na economia, política e sociedade dos países. Ambos têm grandes desafios em lidar com questões relacionadas a recursos naturais, acesso à saúde, educação e emprego para suas populações em crescimento.
A ONU alerta que é crucial que esses países tomem medidas para garantir que seus cidadãos tenham acesso a condições adequadas de vida e a um futuro sustentável.
No ranking geral de países mais populosos, o Brasil fica em 7º lugar, atrás de Nigéria, Paquistão, Indonésia, Estados Unidos, China e Índia.