Olá! Tudo bem com vocês? Espero que sim!
Hoje vim falar sobre o uso do talco e seus possíveis malefícios para você e para o seu filho.
A Sociedade Americana de Pediatra (AAP) há bastante tempo já desaconselha o uso do talco para bebês e crianças pequenas. Mas porquê?
O pó de talco pode ser aspirado, mesmo se utilizado em pequenas quantidades e longe do rosto, e isso pode provocar chiado (sibilos), precipitar crises de asma, pneumonias aspirativas e fibrose pulmonar- de forma crônica.
Ele é um composto mineral retirado do solo e costuma estar localizado próximo a regiões que contêm amianto, que é um produto cancerígeno- lembram-se das telhas de amianto que foram retiradas de mercado?!?
Mas calma…
Há um bom tempo as empresas garantem que retiraram de circulação os produtos que contêm amianto. Ufaaa!
Entretanto, uma das maiores produtoras de talco no mundo, a empresa norte-americana Johnson & Johnson (J&J) virou alvo de uma ação judicial milionária desde 2018.
Ela vem sendo acusada de comercializar esses artigos de higiene contaminados por asbesto, produto semelhante ao amianto. E isto tem sido relacionado ao aumento da incidência de câncer de ovário nas mães de bebês que utilizam ou utilizaram esse talco com frequência.
Porém, é muito difícil relacionar um único fator ao desenvolvimento de um tipo específico de câncer. Condições genéticas, hábitos alimentares, higiene, atividade física devem também ser consideradas.
Por via das dúvidas, a J&J interrompeu a venda de talco mineral desde 2020 nos Estados Unidos e Canadá. E, apesar não ter sido considerada culpada, tenta negociar um acordo com as mães que entraram com a ação contra a empresa.
Somado a isso, o plano da gigante americana é suspender a venda do produto à base de pó de talco em todo mundo até o final de 2023 e manter apenas o produto com amido de milho.
Lembra da Maizena da vovó?
Então, eu sou um fã do amido de milho e ele realmente funciona e não causa nenhum problema de saúde à você é ao seu filho.
Ele pode ser polvilhado no corpo ou adicionado à água do banho, tendo propriedades secativas e calmantes ao reduzir a produção das glândulas de suor da pele.
Ainda assim, cuidado com os excessos, ok?
Por hoje é só!
Nos vemos em breve, na próxima publicação.
Até lá!
Dr. Vinícius Gonçalves
Pediatra e Neonatologista