Governo do MS oferece cirurgia estética para alunos que sofrem bullying

Foto: Foto de Katerina Holmes / Pexels

O governo do Mato Grosso do Sul vai colocar em vigor o programa “Mais Saúde” com o objetivo de oferecer cirurgias reparadoras para alunos da rede pública de ensino que estão sendo vítimas de bullying devido a questões estéticas.

O programa foi lançado na última segunda-feira, 8 de maio, visando diminuir a fila de cirurgias eletivas no estado, ou seja, aquelas que não apresentam urgência.

Segundo o governo, no ano passado foram registrados 150 casos de violência escolar na rede estadual em função de alguma situação estética. Mediante a isso, as crianças e adolescentes que foram identificados como vítimas de bullying pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública foram encaminhados à coordenadoria de suporte psicossocial e, na maioria dos casos, para a rede pública de saúde.

O secretário de Governo, Alexsandro Nogueira, acrescentou que o grupo de crianças e adolescentes já está na fila para realizar os procedimentos cirúrgicos. Entre as condições que serão tratadas, estão orelhas proeminentes, narizes proeminentes, desenvolvimento excessivo das mamas em meninos e problemas oftalmológicos, como estrabismo e alta miopia.