Vacina contra Câncer de pâncreas mostra resultado animador

Foto: Foto de RF._.studio/ Pexels

Foi publicado recentemente na revista Nature, um estudo sobre uma vacina experimental para o tratamento do câncer de pâncreas que está mostrando resultados promissores, segundo o estudo, a vacina está em fase de teste clínico de fase 1, no qual o objetivo é avaliar a segurança do composto.

A vacina foi desenvolvida pela BioNTech em parceria com a Pfizer e utiliza a tecnologia de RNA, aquela mesma empregada nas vacinas contra a Covid-19.Pois ela é capaz de estimular a produção de células do sistema imunológico específicas para combater tumores em 50% dos voluntários que receberam a vacina.

Em entrevista à Rádio CNN, o chefe de Oncologia do Instituto Nacional de Câncer (INCA), Alexandre de Mendonça Palladino, explicou que a estratégia da vacina é estimular o sistema imunológico a reconhecer o câncer de pâncreas como uma ameaça e a agir contra as células cancerígenas. Mas essa abordagem,  que é conhecida como imunoterapia, não tem sido eficaz no tratamento desse tipo de câncer até o momento, apesar de sua alta letalidade.

Foram 16 pacientes avaliados até o momento, metade deles conseguiu desenvolver uma resposta imunológica contra a doença, resultado que até então é encorajador no que diz respeito à recorrência do câncer. Alexandre  ressalta que o estudo ainda deve levar alguns anos para avançar para as fases 2 e 3, que são etapas posteriores de pesquisa clínica.