O Google anunciou na última quarta-feira, dia 10, que está introduzindo uma nova evolução em sua ferramenta de busca, o Google Search, como que está na moda o assunto de inteligência artificial, o Google vai aderir a um chatbot com inteligência artificial capaz de responder a perguntas inesperadas.
Esse novo formato vai utilizar alguns algoritmos avançados para verificar informações em diversos sites, pegar dados relevantes e verídicos para apresentar de maneira organizada no topo dos resultados de pesquisa..
Mas, mesmo com essa atualização, a vice-presidente de pesquisa do Google, Cathy Edwards, disse que ainda é uma fase inicial e que a empresa continuará realizando ajustes nas próximas semanas e meses.
Ela ainda destaca que o compromisso da empresa é aprender e solucionar problemas antes de disponibilizar essa experiência a todos os usuários. Com o objetivo de aprimorar a funcionalidade do chatbot antes de sua ampla implantação.
O Google Search, vai ser projetado para não possuir uma personalidade, coisa que outros chatboot possuem, como o ChatGPT da OpenAI ou o My AI do Snapchat. Essa escolha foi para garantir que o Google só forneça informações retiradas da web, sem expressar opiniões ou obter respostas baseadas em conjecturas.
Quem tiver interesse pode se inscrever para testar a nova versão do Google Search nos Estados Unidos por meio do aplicativo do Google ou do navegador Chrome para desktop.
A empresa planeja disponibilizar o acesso gradualmente nas próximas semanas para um número limitado de usuários, antes de lançar a atualização de forma mais abrangente.