Segundo estudo, estresse aumenta a idade biológica da pessoa

Foto: Barbara Olsen / Pexels

Recentemente um estudo revelou que o alívio do estresse pode ter um impacto significativo na restauração da idade biológica das pessoas, isso  reflete a saúde das células e tecidos do corpo. 

Muitos fatores, como doenças, estilo de vida e exposições ambientais, podem influenciar a idade biológica. No entanto, pesquisadores descobriram que o estresse causado por cirurgias, gravidez e casos graves de Covid-19 aumentou os sinais de envelhecimento no organismo. Felizmente, esses sinais foram revertidos após a recuperação.

As descobertas têm implicações importantes no campo dos medicamentos antienvelhecimento. Os resultados mostram a noção de que a idade biológica só pode aumentar ao longo da vida e que é possível identificar intervenções que retardam ou até mesmo revertem parcialmente o processo de envelhecimento.

O coautor do estudo  e pesquisador da Divisão de Genética de Brigham, Vadim Gladyshev, afirmou que quando o estresse é aliviado, a idade biológica pode ser restaurada.Mas, encontrar maneiras de ajudar o corpo a se recuperar do estresse pode aumentar a longevidade das pessoas.

A pesquisa destaca a importância de abordar o estresse como um fator determinante na saúde e no envelhecimento. Embora mais estudos sejam necessários para entender completamente os mecanismos e desenvolver intervenções mais  eficazes, essa pesquisa serve para termos ideias para fornecer uma visão promissora sobre como podemos influenciar a idade biológica e melhorar a qualidade de vida à medida que envelhecemos.