Morre a atriz Aracy Balabanian, aos 83 anos


Artista estava internada no Rio de Janeiro e havia sido diagnosticada com câncer
de pulmão no ano passado.

A atriz Aracy Balabanian morreu na manhã desta segunda-feira (7), aos 83 anos. Ela estava internada na Clínica São Vicente, na Gávea, zona sul do Rio de Janeiro. A notícia foi confirmada em comunicado pela Rede Globo. A artista marcou a televisão com papéis como Cassandra, em Sai de Baixo (1996-2002), e dona Armênia, em Rainha da Sucata (1990).

Aracy foi diagnosticada com câncer no pulmão no fim do ano passado. Ao passar por um tratamento para um derrame pleural, que causa acúmulo de líquido nos pulmões, a atriz teria descoberto dois tumores nos órgãos.

Filha de refugiados armênios, Aracy nasceu em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, e aos 10 anos se mudou para São Paulo, onde conheceu, por intermédio da escola, Augusto Boal, criador do Teatro do Oprimido. Este foi o seu primeiro contato com a atuação, embora o interesse tenha surgido antes, ao visitar circos.

Em entrevista ao site Memória Globo, a atriz contou que foi Boal quem a incentivou a fazer um teste para o Teatro Paulista do Estudante, no qual passou e, desde então, não parou de atuar. Aracy se formou pela Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo (USP) e se destacou pela atuação nos palcos em espetáculos com o grupo Teatro Brasileiro de Comédia, o TBC.  

Foram mais de 60 anos de carreira dedicados à TV, ao teatro e ao cinema. A primeira protagonista de Aracy foi na novela Antônio Maria (1968). Entre os folhetins em que ela atuou, destacam-se títulos como O Casarão (1976), Coração Alado (1980), Elas por Elas (1982) e Locomotivas (1986), além do programa infantil Vila Sésamo (1972), todos exibidos pela Globo.