Outubro Rosa: A história e a importância da campanha contra o Câncer de Mama

Promovida no Brasil desde 2008, campanha chama a atenção para a importância
dos exames preventivos

Em outubro, é comum vermos fachadas, edifícios, monumentos e locais iluminados de rosa ou decorados com laços de fita rosa. Você sabe por quê? Outubro é o mês da campanha Outubro Rosa, realizada em todo o mundo, que se tornou um símbolo na luta contra o Câncer de Mama e de Colo de Útero. Mas como tudo começou?

Um pouco de história: O surgimento do Outubro Rosa

A história do Outubro Rosa remonta ao início dos anos 1990, nos Estados Unidos. Durante a primeira edição da Corrida pela Cura, a Fundação Susan G. Komen for the Cure distribuiu laços rosas às participantes como símbolo de conscientização. Esse gesto simbólico se espalhou e passou a ser entregue em vários locais e eventos nos Estados Unidos, fortalecendo a iniciativa.

No Brasil, a primeira ação relacionada a essa campanha foi a iluminação do Obelisco do Ibirapuera, monumento localizado em São Paulo, que aconteceu em 2002. No entanto, o Outubro Rosa só ganhou notoriedade de fato no país a partir de 2008.

Entender essa trajetória histórica é importante, mas o que realmente importa é compreender o cenário atual, principalmente relacionado ao câncer de mama, para entender a relevância da campanha e ajudar na sua disseminação.

Câncer de Mama em Números

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), do Ministério da Saúde, a previsão para o triênio 2023-2025 é de 704 mil novos casos de câncer por ano no Brasil. Desses, 10,5% correspondem ao Câncer de Mama, que é o segundo tipo mais comum entre as mulheres e a principal causa de morte por câncer nesse grupo.

A exceção fica por conta da região Norte do país, onde a taxa de mortalidade por câncer de colo de útero é maior. Nas demais regiões, o câncer de colo de útero ocupa a segunda ou terceira posição em incidência. Isso torna essa doença um sério problema de saúde pública que requer políticas específicas de conscientização e detecção precoce.

Causas, Prevenção e Detecção da Doença

Os principais desafios no combate ao câncer, incluindo o de mama e de colo de útero, estão relacionados aos fatores de risco e ao diagnóstico tardio. O tumor se forma a partir de mudanças genéticas relacionadas à biologia das células.

Hábitos de vida, como o consumo de bebidas alcoólicas, tabagismo, obesidade e o uso prolongado de terapias de reposição hormonal, podem desencadear essas alterações. Além disso, a hereditariedade desempenha um papel importante. Portanto, mulheres com histórico familiar de câncer de mama ou colo de útero devem iniciar o acompanhamento regular com especialistas desde jovens.

A maioria dos casos de câncer de mama é detectada em mulheres com mais de 40 anos. Por isso, a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) recomenda iniciar o rastreamento a partir dessa idade. Quanto mais cedo for detectado, maiores são as chances de cura, que podem chegar a 95% quando o diagnóstico é feito no estágio inicial.

Câncer de Mama em homens

Embora seja mais raro, os homens também podem desenvolver câncer de mama, representando cerca de 1% do total de casos, de acordo com o Inca. A conscientização, juntamente com os cuidados com a saúde, são ferramentas cruciais para mudar essa realidade.

Compartilhe esse conteúdo com as pessoas de seu círculo social que possam se beneficiar dessa informação e junte-se à batalha contra o câncer!

Programação de eventos em São Roque e Araçariguama: A Secretaria de Saúde de São Roque preparou um calendário de ações especiais nos quatro cantos da cidade. Para começar, nesta quarta-feira, 10 de outubro, haverá uma palestra gratuita sobre o câncer de mama, a partir das 18h, na Câmara Municipal. O evento será ministrado pelo Prof. Dr. Corintio Mariani Neto, Mestre e Doutor em Obstetrícia e Ginecologia pela FMUSP e Unicamp. O evento é aberto a toda a população, e a inscrição pode ser feita através deste link.

Araçariguama também está engajada na campanha, tendo realizado um evento na Câmara Municipal no dia 2 de outubro. Além disso, estão previstas a realização de diversos eventos: segue dia 18/10 Realização dos exames Papanicolau USF Vereador Osvaldo de Deus 07 às 19h – Rua Santa Cruz, n° 234, 27/10 – Realização dos exames Papanicolau UBS Terra Baixa 07 às 19h – Rua Orlando José de Morais, n° 369 e no dia 30/10 – Encerramento do Outubro Rosa Tema: como enfrentar o câncer de mama – 14h Câmara Municipal.