Conexão Portugal Brasil: Cidade portuguesa lança campanha de marketing no Brasil

Hugo Pereira, Presidente da Câmara Municipal de Lagos, cargo equivalente ao de prefeito no Brasil.

Fundada em 1897 a.C, Lagos, tem uma rica história que a torna definitivamente única. Por lá passaram fenícios, gregos e cartagineses. Por ela lutaram romanos, mouros e portugueses. Lacóbriga é a denominação romana do povoado. Posteriormente, os árabes chamam-lhe Zawiya (Zawaia). Em 1249 foi definitivamente integrada em território português por D. Afonso III. De Lagos partiram as lendárias Caravelas portuguesas em busca de novos mundos enviadas pelo Infante D. Henrique no sáculo XV. Em 1573 torna-se capital do Reino dos Algarves, condição que só mudou após ser destruída no grande terremoto de 1755.

Hoje Lagos é uma verdadeiro paraíso dentro do espetacular Algarve, região portuguesa de praias de areia dourada e águas cristalinas, considerada por oito vezes o melhor destino turístico de praia do mundo e que recebe em média 6 milhões de visitantes por ano, que fazem sua população aumentar dos originais 35 mil habitantes para até 250 mil nos períodos de alta temporada.

Para divulgar suas maravilhas naturais, gastronômicas, históricas e culturais, além de diversas oportunidades de investimento e negócios, Hugo Pereira, Presidente da Câmara Municipal de Lagos, cargo equivalente ao de prefeito no Brasil, está em visita oficial ao nosso país e escolheu a Região Oeste da Grande São Paulo como plataforma de lançamento para campanhas de publicidade, contatos empresariais e visitas oficiais a municípios.

Coletiva de imprensa e business meeting, organizado em parceria com a APPT
Agência Portugal na sede da Conectv em Alphaville.

Na manhã da última segunda-feira, dia 13 de novembro, Hugo esteve na sede da emissora de TV Conectv, em Alphaville, Barueri e que também tem uma filial no Algarve, onde participou de uma coletiva de imprensa e business meeting, organizado em parceria com a APPT Agência Portugal.

O evento reuniu dezenas de empresários, veículos de imprensa e autoridades locais que puderam ouvir uma apresentação sobre Lagos e fazer perguntas sobre diversos temas.

Turismo
Este é o grande motor de propulsão de Lagos e do Algarve. Milhões de pessoas visitam anualmente a região em busca prioritariamente das praias paradisíacas, mas aumenta a cada ano o interesse pelo turismo histórico, gastronômico, cultural e esportivo com o golf. Também são cada vez mais pessoas que conhecem Lagos e escolhem morar na cidade por sua qualidade de vida e belezas naturais. Ingleses, franceses, alemães, suecos e mais recentemente muitos americanos estão se mudando para a cidade, além da comunidade brasileira que é imensa.

Euds Ricardo Consoli Diretor Executivo da Conectv.

Diversificação da Economia

Lagos trata e o turismo como sua principal atividade econômica, mas há esforços permanentes para levar empresas de outros segmentos para a cidade que oferece excelente infraestrutura tecnológica e já atrai a atenção dos chamados “nômades digitais”, pessoas ou empresas que tem seus negócios pelo mundo e os comandam de um lugar calmo com muito mais qualidade de vida.

Educação e Saúde
Em Portugal ambos são ofertados gratuitamente pelo governo central e tem excelente qualidade. A maior dificuldade no momento é a de contratação de médicos pois as universidades portuguesas formam menos profissionais do que a demanda crescente do próprio país, mesmo assim, o serviço é bem avaliado de maneira geral. Há uma excelente Universidade em Faro, capital do Algarve, com alunos de diversos países, inclusive mais de 800 brasileiros atualmente estudam na UALG.

Custo de vida
Em relação à Europa, Portugal tem um custo de vida muito acessível, com produtos e serviços “para todos os bolsos”. Hoje o grande desafio são as moradias, com o aumento dos preços nos últimos anos, reflexo do sucesso e grande procura de imigrantes do mundo todo que “descobriram” o Algarve para residir permanentemente. Um apartamento de 2 dormitórios atualmente custa em torno de 1 milhão e cem mil reais para aquisição (em torno de 220 mil euros) e uma locação não sai por menos de quatro mil e setecentos reais (aproximadamente 900 euros). Como solução para esta questão, é muito comum que imigrantes dividam casas e apartamentos para diminuir o custo de locação.

Acolhimento ao imigrante
As relações e acordos bilaterais facilitam a entrada e legalização do imigrante brasileiro, que também é bem recebido pela proximidade cultural e histórica. Os recentes casos divulgados na mídia onde há conflitos são raras exceções que não refletem a grande maioria das relações entre os cidadãos brasileiros e portugueses.

Emprego
Como em toda a Europa, há uma carência de mão de obra em diversas áreas profissionais. Nos segmentos de hotelaria, restaurantes e similares em especial, chegam a sobrar mais de mil vagas na alta temporada, ou seja, os que desejem atuar nesta área dificilmente ficam sem trabalho. Para áreas mais técnicas e especialidades também há boas oportunidades, porém há que se pesquisar sobre os quesitos legais para o aceite de diplomas e formações feitas no Brasil. Os salários costumam ser a partir de 900 euros para posições mais simples e sobem de acordo com cada profissão e carreira.

Hugo Pereira continuará no Brasil até o próximo dia 18 e cumpre uma extensa agenda de encontros com empresários, palestras, entrevistas e visita as cidades de Barueri, Osasco, Santana de Parnaíba, Jandira e Pirapora do Bom Jesus, além do CIOESTE.

Para mais informações visite:
CM de Lagos – www.cm-lagos.pt
Agência Portugal – www.agenciaportugal.pt
Acompanhe as notícias do Algarve – www.facebook.com/ConecTvAlgarve