Recém empossado Presidente da APROVIN, o empresário e vinicultor Cláudio Góes participou da instalação da Frente Parlamentar da Uva e do Vinho brasileiro no Congresso em Brasília.
Em um dia marcante para o setor vitivinícola do Brasil, Cláudio Góes, recém-empossado presidente da Associação Nacional dos Produtores de Vinho de Inverno (Anprovin), marcou presença na instalação oficial da Frente Parlamentar da Defesa e da Valorização da Produção Nacional de Uvas, Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados. O evento ocorreu na noite da última terça-feira (19), no Congresso Nacional, em Brasília.
A frente parlamentar, coordenada pelo deputado Afonso Hamm (PP-RS) e vice-coordenada pelo senador Luis Carlos Heinze (PP-RS), visa defender e valorizar a produção nacional desses produtos, contando com a participação de importantes representantes do setor, além de parlamentares de diversas regiões produtoras.
A Anprovin, representada por Cláudio Góes, que recentemente assumiu a presidência da associação para o biênio 2024-2025, marcou presença junto de seu diretor de Relações Institucionais, Ronaldo Triaca, e da diretora técnica Aline Rosa. Também estiveram presentes representantes de diversas vinícolas, como Miolo, Chandon, Salton, Villa Triacca, Estrada Real, Góes, Ercoara, Casa Vítor e Villa Santa Maria.
O evento contou com a adesão de mais de 200 parlamentares, aproximadamente 60 dos quais estiveram presentes. A mobilização da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) foi fundamental para o sucesso do encontro.
Segundo dados da coordenação da Frente Parlamentar, a cadeia vitivinícola movimenta mais de R$ 5 bilhões na economia brasileira, envolvendo cerca de 70 mil agricultores familiares em 50 mil hectares de terras, além de cerca de mil vinícolas que empregam diretamente ou indiretamente cerca de 100 mil pessoas.
O evento representa um passo importante para a valorização e o fortalecimento do setor vitivinícola nacional, destacando sua relevância econômica e social para o país.