O frio está chegando e se o popular estiver certo, o frio será na mesma proporção que foi o calor desse verão, então é preciso se prevenir.
Uma das maneiras mais aconchegantes de se aquecer antes de ir dormir é junto de uma romântica lareira onde o charmoso fogo nos causa fascínio.
A combinação harmoniosa do estilo da lareira com os objetos decorativos e a labareda do fogo de lenha, completam as emoções ante o ambiente acolhedor e atraente desde a antiguidade, quando os povos do oriente aqueciam as habitações por meio de lareiras.
A lareira normalmente é construída na sala e é um elemento marcante na decoração, por isso a escolha do estilo é fundamental para a harmonia visual no ambiente.
Existe uma grande variedade de estilos de lareira desde o clássico passando pelo barroco, rococó até o rústico e moderno, além de alguns detalhes técnicos que um profissional de arquitetura ajudaria a resolver. No entanto, o princípio de funcionamento é igual para todos os estilos.
Se você pretende construir uma lareira em casa, não desanime. Não é nenhum bicho de sete cabeças, só precisa tomar alguns cuidados para não ter uma churrasqueira dentro da sua sala.
A escolha do modelo, tamanho da lareira e conversar com alguém que tenha algum conhecimento do projeto são detalhes importantes.
Escolhido o modelo, vamos para o tamanho. Hoje temos a facilidade de encontrar no mercado lareiras prontas (de ferro), ou pré moldadas (kits) de concreto que já estão com as dimensões definidas, é só verificar a proporcionalidade entre o tamanho do ambiente com o tamanho da lareira. Quanto ao modelo não existe muita dificuldade. Pode ser de formato quadrado, retangular, redondo ou de canto.
Os modelos de concreto são preferíveis, pois o revestimento e os detalhes decorativos ficam por conta da sua criatividade.
Necessariamente você não precisa comprar a lareira (kits), você mesmo pode construí-la. Basta observar o desenho abaixo:
O maior inconveniente de uma lareira é a propagação de fumaça para dentro do ambiente. Para evitar essa situação a sua construção é basicamente composta por quatro partes:
1. Caixa de fogo (onde queima a lenha);
2. Depósito de cinzas (opcional);
3. Câmara de fumaça (estante de fumaça);
4. Chaminé.
Lareira, calor que une. A sala fica mais aconchegante e convidativa para reunir a família e os amigos para boas conversas, muitas risadas, um bom filme com chocolate quente e, principalmente um ambiente ideal e romântico para o casal namorar, ficar abraçadinho curtindo um fondue e, para quem gosta, tomando um bom vinho. Daí o frio fica mais gostoso!