Ministério da Justiça cria Operação Escola Segura

Recentemente tivemos um acontecimento que chocou o Brasil e o mundo: um ataque em uma escola em Blumenau deixou quatro crianças mortas. Foi o estopim para o Ministério da Justiça tomar uma atitude e montar uma força-tarefa de proteção nas escolas.

Palácio da Justiça – Foto: Divulgação

Na última quinta-feira (06) o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), começou a Operação Escola Segura. Com o objetivo de realizar ações preventivas e repressivas contra ataques nas escolas de todo o país.

A operação conta com a participação das delegacias contra crimes cibernéticos das principais regiões brasileiras, que atuam de forma alinhada com as estratégias da pasta. 

De acordo com o secretário Nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, é fundamental que haja uma integração entre as forças de segurança estaduais e o MJSP para enfrentar a onda de violência nas escolas. “Neste momento em que o país está sendo comovido por esses atos criminosos, precisamos unir esforços e trabalhar em conjunto para enfrentar essa situação”, afirmou Alencar.

 As autoridades também ressaltam a importância do diálogo com as plataformas de redes sociais no Brasil para prevenir e reagir aos casos de violência nas escolas, bem como para identificar pessoas que possam estar incentivando ataques. 

Uma reunião com representantes das redes sociais foi agendada para a próxima segunda-feira (10) para discutir um protocolo de ação conjunto. 

Além disso, as autoridades também enfatizam a importância da mídia em não divulgar nomes, imagens ou símbolos que possam identificar os autores dos crimes, a fim de prevenir o chamado “efeito contágio”.

Fonte: Agência Brasil