Qual a importância de visitar um cardiologista?

Adotar hábitos saudáveis é a principal medida para os que buscam manter a qualidade de vida. Essa ação, somada à realização de um check-up periódico e de exames médicos de rotina, possibilita prevenir o surgimento de doenças no coração e até diagnosticar precocemente um problema cardíaco, identificando e tratando os fatores de risco, elevando as chances de cura.

Quando temos acompanhamento médico com frequência, uma alteração dificilmente passa despercebida. O paciente é analisado de forma individual de acordo com a sua idade, sintomas, fatores de risco e também histórico familiar.

As principais condições que devem ser avaliadas pelo especialista e que influenciam o aparecimento de doenças cardíacas são: hipertensão arterial, diabetes, colesterol alto, obesidade, sedentarismo, abuso de álcool, tabagismo e estresse.

Você sabia que as doenças cardiovasculares são as principais causas de mortalidade no mundo? – FOTO: REDAÇÃO

Com um check-up preventivo, é possível evitar ou tratar de maneira precoce muitas doenças do coração. Um exemplo é o infarto agudo do miocárdio, causado pela obstrução da coronária com prejuízo na passagem de sangue para o músculo do coração.

Outro problema é a insuficiência cardíaca que pode ser causada por hipertensão arterial não tratada, por exemplo, prejudicando o bombeamento de sangue para outros órgãos. A alteração do ritmo dos batimentos cardíacos, ou seja, a arritmia, pode acometer tanto os idosos como também os jovens, podendo ser causada por doenças cardiológicas como por consumo de substâncias estimulantes.

Não procure um médico apenas quando algo estiver errado, você corre o risco de descobrir a presença de um problema já em fase avançada, podendo tornar mais difícil o tratamento ou até insuficiente, reduzindo as chances de um tratamento satisfatório. As doenças cardiológicas podem reduzir a sua qualidade de vida. O check-up cardiológico de rotina tem um papel muito importante, pois além de prevenir doenças, ajuda no tratamento de uma alteração detectada precocemente, aumentando as chances de cura.

E você? Já visitou seu médico de confiança esse ano?